Escrever e publicar seu livro não é fácil. Transformar seu livro em best Seller, é uma missão quase impossível. No entanto, antes disso, é preciso descobrir o que será o que leva tanta gente a sonhar em ser escritor?
Dizem que no Brasil tudo é mais difícil. Apesar de “tudo” ser uma generalização e como dizia Nelson Rodrigues dos Santos, toda generalização – unanimidade -, é burra. Torno minha sua fala e ao mesmo tempo, reforço o pensamento de que ser escritor em nossas terras é muito difícil.
Antes de mais nada, tomemos como exemplo o mercado editorial dos Estados Unidos. Lá existem milhares de editoras, periódicos especializados, muitos prêmios literários respeitadíssimos. Além disso, há uma enorme variedade de agentes literários segmentados por estilos literários e altamente profissionalizados. Desse modo, lá é a terra das oportunidades, também para escritores.
O Complexo do Vira-lata?
No entanto, todavia e porém, antes de prosseguir quero deixar claro que não estou afetado pelo complexo de vira-lata. Cunhado em 1958 – um ano antes de meu nascimento – pelo jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, para descrever a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo.
Desse modo, para termos uma ideia do mercado editorial, de acordo com o relatório Global 50 – The Ranking of International Publishing 2018 – na lista com as 50 maiores editoras do mundo, figuram duas brasileiras: em 32º a Somos Educação e em 49º lugar o grupo FTD.
Por outro lado, o grupo Person, do Reino Unido, ocupou o primeiro lugar. Já as americanas são nove, espalhadas pela lista. Assim a melhor colocada, no critério faturamento, está na segunda posição e as demais daí até a última. Ou seja, considerando que no Brasil surgiram e continuam surgindo editoras com visões modernas e ousadas, como é o nosso caso, temos um mercado fértil para escritores novos e veteranos.
Portanto, antes de escrever e publicar seu livro é bom que você entenda os caminhos para alcançar as editoras neste mercado globalizado e em expansão. Neste artigo vamos oferecer algumas orientações para tornar seu caminho menos tortuoso.